VITÓRIA JUDICIAL

Compartilhe:

No ano de 2013 o Setor Jurídico do SINPEF/MG ajuizou ação individual em prol de sindicalizado em detrimento da União (autos nº 0055230-54.2013.4.01.3800), cujo objeto foi era possibilitar ao filiado a marcação e o usufruto de suas férias não gozadas em virtude de coincidir com período de licença médica, sendo que, previamente ao ajuizamento da ação, o órgão indeferiu pedido administrativo atrelado ao tema.

O gozo de férias anuais remuneradas, é uma garantia constitucional assegurado a todos os trabalhadores, prerrogativa aplicável aos servidores públicos conforme disposto no artigo 39, § 3º, da Constituição Federal.

A Lei 8112/90, artigo 102, inciso VIII, alínea “b”, descreve que o período de licença médica é considerado como de efetivo exercício, logo, quando o servidor estiver em licença médica e tal afastamento coincidir com as suas férias e consequentemente ele não usufruí-las, ele deverá, assim que retornar ao trabalho, ter direito à marcação de novo período de férias.

A tutela foi deferida e ao final o Juiz julgou procedente, conforme posto abaixo:

(…)

Por sua vez, considerada a profissão do autor, a concessão da medida no presente momento se apresenta necessária, dado o estresse físico e mental exigidos no exercício do cargo de agente da polícia federal.

(…)

Ante o exposto, julgo procedente o pedido para, ao anular o ato administrativo que denegou o gozo das férias de 2012 ao autor, assegurá-lo o direito de marca-las e usufruí-las sem qualquer restrição, prejuízo ou consequência funcional.

A União interpôs recurso de apelação e os Desembargadores, em decisão unânime, mantiveram a procedência como posto na sentença, assegurando ao autor o direito de gozar o período de férias negado pela Administração.

A ação transitou em julgado e com isto o sindicalizado saiu vitorioso com seu direito constitucional ao gozo das férias.

Desta forma, o Escritório Esteves e Freixinho Advocacia conseguiu mais uma excepcional vitória judicial em prol de mais um sindicalizado.

Filie-se ao sindicato para participar de todas as reivindicações judiciais promovidas pela entidade sindical que te representa. Sindicato forte é o sindicato que todos participam!

Deixe um comentário

Sobre a SINPEF

O Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Minas Gerais, SINPEF/MG, foi fundado em 1989 e surgiu da necessidade de criação de um órgão com representatividade sindical. O SINPEF/MG também tem como objetivo representar a categoria perante as autoridades Administrativas, Legislativas e Judiciárias. O início foi difícil, mas, com o tempo, o sindicato foi crescendo e aperfeiçoando as suas atividades, tanto em atendimento aos sindicalizados quanto na defesa de seus direitos.

Últimos Posts

Siga-nos

Área do Sindicalizado