VITÓRIA JUDICIAL

Compartilhe:

Em abril de 2021 o SINPEF/MG ajuizou ação em prol de sindicalizado, cujo objeto foi a revisão de sua aposentadoria com pedido de tutela de urgência, em virtude da alteração de posicionamento acerca da utilização do divisor 35 anos e não 30 anos, como dispõe a Lei Complementar nº 51/85. Ressalta-se que o sindicalizado fora aposentado por invalidez permanente na modalidade proporcional.

Diante a injusta situação enfrentada pelo sindicalizado, o setor jurídico através do seu advogado ajuizou a ação (Autos nº 1007005-42.2021.4.01.3820) com os seguintes requerimentos:

  • – A concessão da tutela de urgência, inaldita altera parte, para que a União, por meio da Polícia Federal, suspenda os efeitos Nota Técnica – SEI nº 13/2019/DIPPS/CGPRE/DEREB/SGP/SEDGG-ME e consequentemente da notificação da Polícia Federal ao autor, mantendo a aposentadoria do autor com o divisor 30 anos, em consonância com a Lei Complementar nº 51/85 e consequentemente mantenha o mesmo valor do provento, sem qualquer redução;

– Cumulativamente ao pedido, que seja condenada a ré a pagar ao autor os valores descontados indevidamente em virtude da revisão do cálculo dos proventos de aposentadoria do autor advindo da Nota Técnica- SEI nº 13/2019/DIPPS/CGPRE/DEREB/SGP/SEDGG-ME e da notificação da Polícia Federal, devendo tal valor ser acrescido de correção monetária e juros de mora, na forma da lei.

Após a tramitação O Magistrado da 1ª Vara Federal de Juizado Especial Cível e Criminal da SSJ de Contagem-MG julgou procedente os pedidos como descritos abaixo:

DISPOSITIVO

“Ante o exposto, julgo procedente o pedido, extinguindo o vertente processo com resolução do mérito, nos termos do art. 487, inciso I, do CPC de 2015, para declarar, em favor do Autor, a decadência do dever/poder do TCU revisar seu ato de aposentadoria e seu direito a ter seus proventos de aposentadoria calculados conforme a Lei Complementar 51/85 (divisor 30 anos), bem como condenar a UNIÃO a pagar as diferenças devidas em virtude da redução dos proventos ocorrida a partir do mês de junho de 2021”.

(…)

“Antecipo a tutela para determinar o imediato pagamento dos proventos de aposentadoria por invalidez do autor com base na Lei Complementar 51/85 (divisor 30 anos), nos moldes em que eram pagos até a notificação da revisão pelo TCU, intimando-se a UNIÃO por oficial de justiça para que proceda aos ajustes na sua folha de pagamentos a contar do primeiro dia do mês corrente”.

Desta forma, o setor jurídico do SINPEF conseguiu mais uma brilhante vitória judicial em prol do sindicalizado, garantindo o seu direito de usufruir a sua aposentadoria com a tranquilidade merecida após tantos anos de dedicação à instituição.

Filie-se ao sindicato para participar de todas as reivindicações judiciais promovidas pela entidade sindical que te representa. Sindicato forte é o sindicato que todos participam!

Deixe um comentário

Sobre a SINPEF

O Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Minas Gerais, SINPEF/MG, foi fundado em 1989 e surgiu da necessidade de criação de um órgão com representatividade sindical. O SINPEF/MG também tem como objetivo representar a categoria perante as autoridades Administrativas, Legislativas e Judiciárias. O início foi difícil, mas, com o tempo, o sindicato foi crescendo e aperfeiçoando as suas atividades, tanto em atendimento aos sindicalizados quanto na defesa de seus direitos.

Últimos Posts

Siga-nos

Área do Sindicalizado