PF combate desvio de valores da Caixa Econômica Federal

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Principal investigado teria desviado e se apropriado de diversos valores, causando prejuízo aproximado de R$ 100 mil aos cofres do banco

Varginha/MG – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (1/6), a Operação PRAEFECTUS, para combater desvio de valores da Caixa Econômica Federal, por meio dos crimes de peculato, na modalidade desvio, inserção de dados falsos em sistema de informações e associação criminosa.

Policiais federais cumprem dois mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pela Subseção Judiciária Federal em Pouso Alegre/MG, nas cidades mineiras de Pouso Alegre e Ouro Fino.

A investigação detectou que, durante 2016 e 2017, empregado da Caixa Econômica Federal que ocupou cargo de gerência em agências da região sul de Minas Gerais teria, com o auxílio de pessoas estranhas aos quadros do banco público, criado 23 falsos empréstimos em nome de correntistas, à revelia destes. Em alguns casos, os empréstimos fraudulentos se destinavam à compra de veículos automotores, que foram oportunamente registrados em nome de terceiros.

Por meio da elaboração de documentos com dados falsos e inserção de informações em sistemas privativos da Caixa, o principal investigado desviou e apropriou-se de diversos valores, causando prejuízo aproximado de R$ 100 mil aos cofres do banco.

Os suspeitos estão sendo investigados pelos crimes de peculato na modalidade desvio, inserção de dados falsos em sistema de informações e associação criminosa, com penas que, somadas, podem chegar a 27 anos de reclusão.

O nome da Operação (Praefectus) faz referência ao termo bancário em latim.

Seguindo todos os protocolos de cuidados do Ministério da Saúde em face da pandemia do Covid-19, a Polícia Federal continua trabalhando.

Haverá coletiva de imprensa, às 10h45, na Delegacia de Polícia Federal em Varginha (Av. Princesa do Sul, nº 1600, bairro Rezende).

Comunicação Social da Polícia Federal em Varginha/MG

gab.vag.mg@pf.gov.br | www.pf.gov.br

Contato: (35) 3229-4101

Deixe um comentário

Sobre a SINPEF

O Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Minas Gerais, SINPEF/MG, foi fundado em 1989 e surgiu da necessidade de criação de um órgão com representatividade sindical. O SINPEF/MG também tem como objetivo representar a categoria perante as autoridades Administrativas, Legislativas e Judiciárias. O início foi difícil, mas, com o tempo, o sindicato foi crescendo e aperfeiçoando as suas atividades, tanto em atendimento aos sindicalizados quanto na defesa de seus direitos.

Últimos Posts

Siga-nos

Área do Sindicalizado