PF e FICCO combatem tráfico de drogas no leste de Minas Gerais

Compartilhe:

A Operação tem por objetivo a coleta de mais provas e dados acerca das operações financeiras e negociações relacionadas ao tráfico.

Governador Valadares/MG – A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), em Governador Valadares, coordenada pela Polícia Federal e também integrada pelas Polícias Civil, Militar e Penal, deflagrou hoje (22/4) a Operação Policial “BARO”, para desarticular organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas.

O trabalho de colaboração entre as forças de segurança pública foi essencial para viabilizar a atuação de hoje, com a participação de 130 Policiais Federais, Civis, Militares e Penais. A FICCO representou por 26 mandados de busca e apreensão, cinco mandados de prisão temporária e quatro mandados de prisão preventiva, todos expedidos pela Segunda Vara Criminal da Comarca de Mantena/MG. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades mineiras de Governador Valadares (22), Santana do Paraíso (1), Ipatinga (1), Caratinga (1) e Mathias Lobato. Os mandados de prisão foram cumpridos em Governador Valadares (7), Santana do Paraíso (1) e Ipatinga (1). Além disso, foram sequestrados veículos de alto valor, imóveis e valores em espécie.

Durante as investigações, que duraram mais de um ano, foram descobertos laboratórios de processamento de crack e cocaína, havendo sido presos em flagrante indivíduos ligados ao grupo criminoso que atua no leste de Minas e no Espírito Santo. Durante a ação penal decorrente de Operação Policial da FICCO, foi realizada colaboração premiada pelo Ministério Público de Minas Gerais, por meio do GAECO de Governador Valadares, que, em união de forças com a FICCO, viabilizou a desarticulação da associação destinada ao tráfico com a atual fase ostensiva.

A Operação tem por objetivo a coleta de mais provas e dados acerca das operações financeiras e negociações relacionadas ao tráfico, inclusive identificação de “laranjas” e ocultação de patrimônio e bens obtidos por meio das atividades criminosas. Os fatos investigados demonstram a prática de diversos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, além da possível lavagem de bens e capitais e atuação de organização criminosa, que cominam aos infratores penas que podem chegar a quinze anos de prisão, se condenados.

Haverá entrevista coletiva, às 11h, na sede da Região Integrada de Segurança Pública – RISP – (Av. Minas Gerais, 2100, bairro Grã-Duquesa, Governador Valadares).

Comunicação Social da Polícia Federal em Governador Valadares/MG

Contato: gab.gvs.mg@pf.gov.br

www.pf.gov.br

(33) 3212-9100

Deixe um comentário

Sobre a SINPEF

O Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Minas Gerais, SINPEF/MG, foi fundado em 1989 e surgiu da necessidade de criação de um órgão com representatividade sindical. O SINPEF/MG também tem como objetivo representar a categoria perante as autoridades Administrativas, Legislativas e Judiciárias. O início foi difícil, mas, com o tempo, o sindicato foi crescendo e aperfeiçoando as suas atividades, tanto em atendimento aos sindicalizados quanto na defesa de seus direitos.

Últimos Posts

Siga-nos

Área do Sindicalizado