Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Minas Gerais
Av. Raja Gabaglia, 1000 - Sl 201
Cep: 30441-070
Belo Horizonte - MG
(31) 3292.3297
 

18/10/2017

Papiloscopistas da Polícia Federal reproduzem cena de crime na 33ª Semana de Engenharia Química da UFMG

Visualizações: 445

A reprodução da cena de um crime foi a principal atração da 33ª Semana de Engenharia Química da UFMG, realizada nesta terça-feira, dia 17, na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

 

Os papiloscopistas da Polícia Federal foram convidados para participarem do evento, que contou com a presença de vários estudantes muito interessados em conhecer o trabalho desses profissionais que são responsáveis pela coleta, armazenamento e identificação de impressões digitais.

 

Estudantes acompanhando a palestra “Ciência a serviço da investigação criminal: Perícia Papiloscópica”, ministrada pelo Diretor do Instituto Nacional de Identificação da PF, Brasílio Caldeira.

 

 

Os estudantes de engenharia acompanharam a história da cena de um crime e tiveram o desafio de descobrir qual personagem foi responsável pelo assassinato. As análises e os confrontos de evidências foram avaliados pelos alunos que usaram as técnicas utilizadas pelos papiloscopistas para desvendarem o mistério em torno da cena do crime.

 

Durante o evento, também foram realizadas oficinas comandadas pelos policiais, e os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os instrumentos de trabalho, produtos químicos e as técnicas papiloscópicas.

 

 

O estudante do 5º período de Engenharia Química da UFMG, Raphael Padilha,  destacou a importância da participação dos policiais federais na Semana de Engenharia. Para Raphael, o evento foi a oportunidade de sair um pouco do padrão de aprendizagem, que, segundo ele, normalmente só acontece entre professor e aluno.

 

Para Barbara Barnabé, aluna do 3º período de Engenharia Química, sair um pouco da sala de aula e da teoria ajuda muito no processo de ensino. “Aprender e entender um pouco do trabalho dos papiloscopistas está sendo muito importante. Aprendi muito sobre a Papiloscopia Forense”, destacou a estudante.

 

A idealizadora do projeto, Luciana Machado, ao lado do Diretor do Instituto Nacional de Identificação, Brasílio Caldeira.

Brasílio frisou a importância deste formato de evento e gostaria que esse projeto acontecesse em todo o Brasil.

 

 

O projeto idealizado pela papiloscopista e sindicalizada do SINPEF/MG, Luciana Machado, já foi apresentado em vários outros eventos para estudantes de instituições como o CEFET-MG e a Faculdade Newton Paiva. O evento contou com o apoio e patrocínio do Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Minas Gerais – SINPEF/MG.

 

A 33ª Semana de Engenharia Química teve início no dia 16 e terminará na próxima semana no dia 27.

 

 

Fonte: Comunicação SINPEF/MG


Nome
Cidade
E-mail (não será divulgado)
Mensagem
Caracteres restantes:
Digite o código abaixo
 
 
 
Wall03